PORTUGUÊS

Nome: Beatriz Ramos nº04 1ªB
Nome: Júlia Gally n°17 1ªB
Nome: Gabrielle Da Silva n°11 1ªB

BARROCO CARACTERÍTICAS : 
O estilo barroco em decorrência da crise do Renascimento , ocasionada , principalmente , pelas fortes divergências religiosas e imposições do catalismo decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroco é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial , o homem (antropecentrismo) e Deus (teocentrismo) , o pecado e o perdão , a religiosidade medieval e o paganismo presente no período unascentista .
CONTATO HISTÓRICO
Após o concílio de tiento , realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência uma grande reformulação do catolismo em resposta á reforma protestante a disciplina e a autoridade da igreja da Roma foram restauradas estabelecendo-se a divisão da cristandade entres protestante e católicos . 
Nos estados protestantes , onde as condições socias foram mais favoráveis á liberdade de pensamento , o racionalismo e a curiosidade científica do Renascimento continuaram a se desenvolver . Já nos Estados católicos , sobre tudo na Península Ibérica desenvolve-se o movimento chamado Contra reforma , que procurou reprimir todas as tentativas de manifestação culturais ou religiosas contrárias as determinações da Igreja Católica . Nesse período , a campanha de Jesus passa a dominar quase que interamente o ensino , exercendo papel importalismo na difusão do pensamento aprovado pelo Concílio de tientoO clima geral era de repressão .essa situação contraditória resultou em um movimento artistico que apressa também atitudes contraditórias do artista em face do mundo , da vida , dos sentimentos e de si mesmo . esse movimento recebeu o nome de barroco . O homem se vê colocado entre o céu e a terra conciente da sua grandeza mas atormentado pela ideia de pecado pela razão e o desejo de exprimir esses Estados de alma vai se realisar por meio de antiteses,paradoxos e interrogação , essa oxilação que leva o homem de alma vai se realizar por meio de dimensão carnal e espiritual , é uma das principais caracteristicas da literatura barroca . os escritores barrocos abusam do jogo de palavras (cultismo) e do jogo de ideias ou conceitos (conceptismo ) .
Essa situação contraditória resultou em um movimento artístico que expressava também atitudes contraditórias do artista em face do mundo, da vida, dos sentimentos e de si mesmo; esse movimento recebeu o nome de Barroco. O homem se vê colocado entre o céu e a terra, consciente de sua grandeza mas atormentado pela ideia de pecado e, nesse dilema, busca a salvação de forma angustiada. Os sentimentos se exaltam, as paixões não são mais controladas pela razão, e o desejo de exprimir esses estados de alma vai se realizar por meio de antíteses, paradoxos e interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao inferno, que mostra sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características da literatura barroca. Os escritores barrocos abusam do jogo de palavras (cultismo) e do jogo de ideias ou conceitos (conceptismo).


Um comentário: